Os índices de desmatamento na Amazônia vêm aumentando desde 1991 com o processo de
desmatamento num ritmo variável, mas rápido. Embora a floresta amazônica seja desmatada
por inúmeras razões, a criação de gado ainda é a causa predominante. As fazendas de médio
e grande porte são responsáveis por cerca de 70% das atividades de desmatamento. O comércio
da carne bovina é apenas uma das fontes de renda que faz com que o desmatamento seja
lucrativo. A degradação da floresta resulta do corte seletivo, dos incêndios (facilitados pelo
corte seletivo) e dos efeitos da fragmentação e da formação de borda. A degradação contribui
para a perda da floresta. Os impactos do desmatamento incluem a perda de biodiversidade,
a redução da ciclagem da água (e da precipitação) e contribuições para o aquecimento global.
As estratégias para desacelerar o desmatamento incluem a repressão através de procedimentos
de licenciamento, monitoramento e multas.
ESTRATÉGIAS PARA DESACELERAR O DESMATAMENTO
No Brasil, o desmatamento é controlado principalmente pela repressão, através de licenças, fiscalizações e multas. As campanhas são freqüentemente anunciadas simultaneamente às conclusões anuais do programa de monitoramento do INPE. Mais vários programas de desmatamento já foi criado, mas tem sido mal-sucedidas e com isso o desmatamento vem crescendo cada vez mais e mais. Até imposto a ser cobrados dos fazendeiros da redondeza foi criado para que o fundo fosse utilizado em pró do desmatamento. Enfim o governo necessita trabalhar mais na segurança da floresta, incluir pessoas capacitadas para delegar a fiscalização do local.
Um comentário:
dona geracy que legal que a senhora gosta e luta pela natureza ...Gostei do seu tema...procure postar mais textos e atualizar sempre seu blog...tenho certeza que ele ficará riquíssimo.
Postar um comentário